Artrite reumatoide: conheça as causas, sintomas e tratamentos

Responsável por dores ou até deformações, que muitas vezes impõem uma rotina debilitante aos pacientes, a artrite reumatoide é uma patologia autoimune que compromete as articulações. Ainda que suas causas não sejam bem definidas, é reconhecido que a doença atinge principalmente indivíduos entre os 40 e 60 anos de idade, sendo que as mulheres têm o dobro de chances de desenvolvê-la.

A seguir, entenda como a artrite reumatoide se manifesta, quais são os seus sintomas, suas causas, formas de tratamento e meios de prevenção!

Como ocorre a artrite reumatoide?

Caracterizada como autoimune, a artrite reumatoide é provocada pelo próprio sistema imunológico do paciente, que passa a atacar tecidos e células saudáveis do organismo.

Estima-se que mais de 2 milhões de pessoas sofram com a doença no Brasil, enquanto de 1% de toda a população mundial é atingida.

Conhecida também como poliartrite crônica evolutiva, a patologia provoca um processo inflamatório crônico, normalmente nas articulações presentes nos pés e nas mãos.

Os sintomas passam a se manifestar quando o revestimento dessas articulações é comprometido e incha, provocando dores ou consequências mais graves, como deformidades ou erosão óssea.

Quais são as causas e sintomas da patologia?

Conforme mencionamos anteriormente, as causas da artrite reumatoide ainda são desconhecidas, mas sua ocorrência é diretamente ligada a fatores genéticos e algumas ocorrências externas, como a incidência de certos tipos de bactérias ou vírus e ainda o hábito de fumar.

Entre os seus principais sintomas, destacam-se:

• articulações rígidas, principalmente durante a manhã ou em dias frios;
• inchaço e dores recorrentes nas juntas;
• fadiga generalizada;
• diminuição do apetite;
• perda de peso;
• nódulos próximos das juntas;
• dificuldade de movimentação dos membros, principalmente dos dedos;
• febre moderada.

Ao perceber esses sinais e sob qualquer suspeita da patologia, um médico deve ser procurado imediatamente, pois o tratamento precoce contribui significativamente para o seu prognóstico, ainda que não exista cura!

Conheça as principais formas de tratamento para a doença

Por mais que a medicina ainda não tenha encontrado a solução para curar definitivamente os pacientes que sofrem com artrite reumatoide, uma série de tratamentos contribuem para a manutenção de sua qualidade de vida.

Entre os principais objetivos das intervenções realizadas por clínicos gerais, fisioterapeutas, geriatras, reumatologistas e ortopedistas, está a manutenção da capacidade funcional dos indivíduos, a diminuição de suas dores e prevenção das deformidades!

Nos tratamentos realizados por meio de medicamentos, são receitadas drogas imunossupressoras, anti-inflamatórios não esteroides, analgésicos e corticosteroide.

Atividades físicas moderadas são amplamente recomendadas contra a artrite reumatoide para evitar a perda de mobilidade e os problemas nas articulações, desde que sejam ministradas por profissionais aptos para lidar com esse tipo de paciente.

O repouso é contraindicado, a não ser em situações extremas, em que o indivíduo apresente muitas dores.

As intervenções cirúrgicas também são uma possibilidade, em que próteses são fixadas no lugar das articulações comprometidas, mas sua indicação é rara e só ocorre em estágios muito avançados da patologia.

Por fim, a fisioterapia se destaca como a principal rotina de cuidados a ser adotada pelos pacientes com artrite reumatoide, por meios de exercícios e técnicas específicas ministradas durante diversas sessões semanais.

Mais que oferecer um dos tratamentos mais importantes para a manutenção da saúde dos indivíduos com a doença, o papel do fisioterapeuta ainda está na reorientação de hábitos diários, que incluem novos exercícios e técnicas para preservar as articulações e mantê-las flexíveis!

Previna-se contra a artrite reumatoide por meio de uma vida saudável!

Mesmo que as formas de evitar a artrite reumatoide ainda não tenham sido descobertas, é de conhecimento geral que a manutenção de uma vida saudável está diretamente ligada à sua prevenção.

Lembre-se que, assim como em outras doenças autoimunes, o diagnóstico precoce dessa patologia é de suma importância para a qualidade de vida dos pacientes, por isso mantenha-se atento aos principais sinais de sua manifestação!

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário com a sua pergunta! Compartilhe também esse post em suas redes sociais para que mais pessoas saibam sobre os riscos da artrite reumatoide e seus tratamentos.