Como palmilhas posturais auxiliam no equilíbrio corporal? Descubra!


A palmilha postural é uma importante aliada para quem sofre com desvios de postura, uma vez que ela auxilia na correção das alterações provocadas por esse tipo de problema e devolve significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Diversos tipos de dores e problemas na coluna podem ser evitados apenas com a manutenção da postura correta, mas muitos indivíduos ainda sofrem com condições incapacitantes.

A seguir, entenda os fatores que podem afetar a postura corporal e como a palmilha postural pode ser uma excelente aliada para realizar as correções necessárias!


Como a palmilha postural beneficia o ajustamento da
coluna?

A maneira com que andamos e, mais especificamente, como pisamos no chão afeta diretamente as condições de saúde de nossos músculos, articulações, ossos e coluna.

Feita de acordo com as características específicas do quadro de cada paciente, a palmilha postural é produzida a partir de uma minuciosa avaliação do fisioterapeuta especializado, a fim de corrigir as variáveis posturais presentes não apenas nos pés, mas também no quadril, nos joelhos, nos ombros e na
coluna como um todo!

Sem restringir os movimentos do indivíduo, elas ainda melhoram as condições gerais das articulações, previne lesões e absorve o impacto provocado pelos movimentos diários.

O formato da palmilha postural é pensado para fornecer estímulos inconscientes ao sistema nervoso, de acordo com as assimetrias detectadas pelo exame fisioterápico.

Dessa forma, as dores e desvios são corrigidos por meio de um processo de reequilíbrio promovido pelo próprio cérebro.


Quais são as indicações desse tipo de tratamento?

Mais que estabelecer o equilíbrio postural, esse tipo de técnica ainda é capaz de combater uma série de problemas parecidos, como por exemplo:

• esporão de calcâneo;
• joanetes;
• canelite;
• neuroma de Morton;
• pé diabético;
• patologias do joelho;
• dores nos pés;
• perna mais curta que a outra;
• pés planos ou cavos;
• lombalgias;
• calosidades plantares;
• tendinites;
• fascite plantar;
• dor no metatarso.

Enquanto existem tratamentos extremamente rápidos, em que as melhoras são percebidas em pouco mais de um mês, algumas situações exigem de seis meses a um ano de uso.

O período para que os resultados da palmilha postural sejam constatados pode variar muito de acordo com as condições e o grau de evolução dos pacientes, mas seus benefícios são certeiros e indispensáveis para a melhoria da qualidade de vida!

Que fatores podem prejudicar a postura?

Os problemas posturais deixaram de ser um mal exclusivo dos mais velhos e sua incidência é cada vez maior entre a população jovem, adulta e até infantil.

Muitos hábitos modernos contribuem para a manutenção desse problema, como a necessidade de passar horas sentados em frente ao computador ou outras atividades que exijam muito tempo na mesma posição, que muitas vezes são realizadas sem atenção à postura.

O uso de mochilas muito pesadas também está relacionado aos desvios posturais, assim como o levantamento excessivo de peso, o ato de dormir de barriga para baixo, realizar atividades com as costas “curvadas”, passar muito tempo de pernas cruzadas ou manter uma vida muito sedentária.

Não é novidade que esse tipo de problema pode ser verdadeiramente debilitante, mas felizmente existem técnicas cada vez mais avançadas de tratamentos na área e diversas maneiras para prevenir os fatores que provocam esse tipo de patologia.

Se você gostou de mais esse artigo exclusivo do nosso blog, compartilhe o link em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso aos benefícios promovidos pela palmilha postural!

Precisa de um
atendimento personalizado?

Agende agora uma consulta com a equipe Fisio Deller