O popularmente conhecido esporão de calcâneo é um dos maiores vilões para os pés, causando dores musculares, dores de coluna, desconforto ao usar calçados fechados e dificultando a mobilidade.
Quando pequenas porções de cálcio se aglutinam em uma espécie de depósito, elas formam o esporão, perto da base do osso calcâneo, que consiste em protuberâncias capazes de prejudicar a pisada e apresentar deformações no solado dos pés, além de refletir em outras regiões do corpo, como a coluna vertebral.
A fim de auxiliar na detecção do esporão de calcâneo e em seu tratamento, trazemos algumas informações importantes abaixo. Confira!
O que causa esporão de calcâneo
São muitas as causas possíveis de um esporão de calcâneo, sendo as principais relacionadas com a rigidez e tração excessiva da fáscia no osso calcâneo.
Isso pode acontecer por sobrepeso, onde a região do pé e do calcanhar acabam se sobrecarregando; por estímulos intensos em treinos e atividades de alto impacto e também podem ser causados por uso de calçados inadequados.
Além desses motivos, já existem pesquisas que comprovam enfermidades ligadas à saúde mental como depressão, ansiedade e stress já são levadas em consideração como agravantes e/ou agentes causadores de dores crônicas nas principais estruturas de sustentação do corpo, como os pés e a coluna.
Em casos de stress e ansiedade, os indivíduos mantém os músculos do corpo e, principalmente, do tronco permanentemente contraídos, mesmo sem movimento, o que gera um grande consumo de oxigênio e acúmulo de ácido lático, principal agente de dores musculares refletidas por todo o corpo, mas que se acusam principalmente na região da lombar, dores de coluna, membros inferiores e pés.
Como tratar
Existem alguns tratamentos no alívio das dores causadas pelo esporão de calcâneo tanto para casos mais leves até para aqueles mais sérios que necessitem de cirurgia.
Alongamento e massagens para liberação miofacial são boas opções para dias onde a dor é mais intensa, também sendo imprescindível antes de longas caminhadas ou exercícios que demandem qualquer tipo de pressão, mesmo que leve, na região do calcanhar.
Palmilha ortopédica para tratamento de esporão calcâneo
Mas sem dúvidas, um tratamento eficaz e duradouro para esporão de calcâneo é a palmilha ortopédica personalizada.
Sendo desenvolvida conforme o formato e a necessidade do usuário, elas são a melhor resolução a longo prazo, já que o esporão de calcâneo nunca some por completo.
Em casos de esporão calcâneo que reflita em dores de coluna bem agudas, procure um fisioterapeuta para indicar o melhor tratamento e desenvolver o melhor tipo de palmilha.
E você, gostou das informações sobre o esporão calcâneo e como evitar dores musculares e dores de coluna? Então aproveite e compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para ajudar ainda mais pessoas!