Você está sentindo dores nos seus pés como estivesse constantemente pisando em uma pedra? Sente desconforto, formigamentos e dormência próximo aos seus dedos dos pés? Você pode estar com Neuroma de Morton.
Nesse artigo você vai descobrir um pouco mais sobre essa lesão, seus sintomas, suas causas e seus tratamentos.
O que é o Neuroma de Morton?
O Neuroma de Morton é uma lesão que ocorre nos nervos dos pés, mais especificamente no nervo que passa entre os dedos, geralmente entre o terceiro e o quarto dedo dos pés.
Quais são os sintomas do Neuroma de Morton?
O Neuroma de Morton não apresenta nenhum sintoma visível. Você não vai ver nenhum caroço ou inchaço em seus pés. Mas existem alguns sintomas que são importantes para você conhecer.
- você vai sentir como se estivesse constantemente pisando em uma pedra, ou em uma bola dura, cada vez que pisar no chão;
- vai sentir uma forte dor que se assemelha a uma queimação na planta dos pés, próximo aos dedos. E essa sensação pode ir se espalhando para os dedos;
- você vai sentir dormência e formigamento constante nas áreas dos pés afetadas.
Esses são os principais sintomas do Neuroma de Morton.
Quais são as causas do Neuroma de Morton?
As causas dessa lesão nos pés ainda não são conhecidas pela ciência, mas tudo indica que uma das causas dessa lesão no nervo seja a pressão nele imposta durante o dia.
Quando é diagnosticada em algum paciente, eles geralmente estão dentro de grupos que se encaixam em uma dessas condições:
- pessoas que usam calçados apertados, pontudos ou com salto alto;
- pessoas que passam boa parte dos dias em pé;
- pessoas que praticam atividades físicas de impacto;
- pessoas que apresentam alguma deformidade nos pés como, por exemplo, joanetes.
Como a lesão é diagnosticada?
O diagnóstico da lesão nos nervos que causam essa condição, inicialmente, é feito a partir de exames de toque pelo seu ortopedista.
Após esse exame o médico pode pedir alguns exames de imagem para confirmar a lesão. Entre esses estão:
- raio-x;
- ultrassonografia;
- ressonância magnética.
Esses exames ajudam também a descartar outros tipos de doenças comuns nos pés.
Quais são os tratamentos para quem apresenta o Neuroma de Morton?
Os principais tratamentos do Neuroma de Morton são baseados em fazer as dores passarem e reduzir os motivos da lesão no nervo. Entre eles estão:
- mudança nos calçados: Usando calçados mais confortáveis, menos apertados e com saltos mais baixos você reduz a lesão. Além disso, essa já é uma ótima forma de prevenir o problema;
- reduzir a frequência dos esportes de impacto: Durante o tratamento do Neuroma de Morton é muito importante que você reduza a frequência das práticas de esportes de impacto ou que forcem muito os pés de forma geral;
- perder peso: Em alguns casos a pressão nos pés, que causa a lesão, é consequência do excesso de peso do paciente. Ao perder peso essa pressão diminui, consequentemente reduzindo a lesão e as dores nos pés;
- uso de palmilha postural: As palmilhas posturais ajudam a corrigir a posição do seus pés ao pisar no chão, assim reduzindo o impacto sobre o nervo e, consequentemente, as lesões que nele ocorrem;
- fisioterapia: As sessões de fisioterapia são muito importantes para o tratamento do Neuroma de Morton, pois ajudam a diminuir a dor e inflamação. Além de ajudar na melhor movimentação e no apoio dos pés.
Em casos mais extremos, onde nenhum dos tratamentos acima ajuda a resolver o problema, é recomendada a intervenção cirúrgica.
Consultando o seu ortopedista você terá a resposta de qual é o melhor tratamento para a sua condição.
Esse artigo te ajudou a conhecer um pouco mais sobre o Neuroma de Morton? Então o compartilhe em suas redes sociais e ajude mais pessoas a conhecerem sobre esse problema nos pés.