O que é Condropatia Patelar? Quais as causas?

Condropatia Patelar, também chamada de Condromalácia ou Síndrome Femoropatelar, são termos aplicados à perda e cartilagem da patela. A sua incidência na população é muito alta, aumentando conforme a faixa etária, podendo acometer ambos os sexos.

Porém, é mais comum no sexo feminino, e em indivíduos com excesso de peso. A causa exata ainda permanece desconhecida, porém segundo a literatura, acredita-se que esteja ligada a fatores anatômicos, histológicos e fisiológicos, que resultam no desgaste e amolecimento da cartilagem envolvida.

O surgimento da Condropatia Patelar pode ser causado por:

Treino excessivo;
Fraqueza;
Desequilíbrio muscular, devido à falta de sinergismo entre musculatura agonista e antagonista;
Atividades de impacto;
Encurtamento muscular;
Predisposição biomecânica;

Outras causas incluem:

Instabilidade;
Trauma direto;
Fratura;
Subluxação patelar;
Aumento do ângulo do quadríceps (ângulo Q);

Músculo vasto medial ineficiente;
Mau alinhamento pós-traumático;
Síndrome da pressão lateral excessiva;
Lesão do ligamento cruzado posterior;

Como as Técnicas de Liberação Manual do Tecido Auxiliam no Tratamento da Condropatia Patelar

A liberação #miofascial que consiste em um método de aplicação de pressão digital em pontos de dor, tensão ou retração. Tem com o objetivo de promover o relaxamento de pontos de tensão muscular devido a alterações na fáscia muscular. A fáscia é uma lâmina de tecido, extremamente resistente e elástica, que recobre todos os músculos do corpo, logo abaixo da pele, e os pontos de tensão são chamados de pontos gatilhos (trigger points).

Ao realizar a dígito pressão ocorre uma isquemia, e quando a pressão é retirada, aumenta-se o fluxo sanguíneo local, e consequentemente a oxigenação, o que promove o alívio da dor e relaxamento da fáscia e da
musculatura. O uso da liberação #miofascial auxilia no tratamento, favorecendo o aumento a mobilidade articular e uma melhor execução dos movimentos. Além disso, diminui a sobrecarga e tensão #músculo-articular.