Calosidade plantar: o que é, como tratar e como prevenir?

Você sente muitas dores e desconforto nos pés após passar muito tempo de pé, ou até mesmo sem motivos aparentes? Você pode estar com calosidade plantar nos seus pés!

Nesse artigo você vai saber o que é calosidade plantar, quais são os seus sintomas, quais podem ser as suas causas, como você pode preveni-la e quais são alguns dos possíveis tratamentos para te ajudar a se livrar desse problema que pode ser bastante doloroso.

O que é calosidade plantar?

Calos e calosidades são condições de quando, por alguns motivos que falaremos mais a frente, a pele fica espessa e dolorida.

Os calos e calosidades são mais recorrentes nos pés, mas também aparecem nas mãos, e, mais raramente, em outras partes do corpo.

No caso da calosidade plantar, ela ocorre na planta dos pés.

Quais são os sintomas da calosidade plantar?

Alguns dos principais sintomas da calosidade plantar incluem:

• pele espessa, endurecida e áspera na região da calosidade;
  • ranhuras na pele;
  • cor amarelada, ou algumas vezes acinzentada, na área atingida;
  • dores e sensibilidade na região da calosidade.

Quais são as causas da calosidade plantar?

Qualquer pessoa está propensa a ter calosidade plantar, isso porque suas causa, apesar de algumas vezes terem relação com problemas físicos pré existentes, podem ter também a ver com o estilo de vida do indivíduo.

As calosidades plantares podem ocorrer em pessoas que ficam muito tempo de pé, usam calçados pouco confortáveis, carregam muito peso, ou precisam caminhar distâncias consideráveis. Essa condição pode aparecer também em pessoas com a pele frágil e com má circulação nos pés.

A calosidade plantar ocorre em consequência de uma má distribuição de carga, pressão e fricção contínua na planta do pé.

>> Você também pode gostar de:

Palmilha no tratamento de esporão de calcâneo? Conheça agora!

Como prevenir as calosidade plantares?

A melhor maneira de se evitar a calosidade plantar é evitando as atividades que podem ser causadoras dos calos. Mas, nós sabemos que no nosso dia a dia isso nem sempre é possível. Pensando nisso, seguem algumas das opções que podem te ajudar a prevenir esse incômodo.

Use calçados mais confortáveis

Calçados que deixam seus pés menos apertados, mais macios e, até mesmo, feitos sob medida para você são grande aliados para prevenir calosidades plantares.

Evite andar descalço

Como falamos, a fricção contínua também pode ser uma das causadoras da calosidade plantar. Evitando andar descalço você reduz a fricção na sola dos pés.

Use palmilhas posturais

O uso de palmilhas posturais é muito eficaz quando o assunto é evitar as calosidades plantares. Pois a palmilha postural ajusta a posição dos seus pés ao pisar, isso evita pressão em excesso nos pontos comuns de aparecimento dos calos.

Quais são os tratamentos para a calosidade plantar?

Ao perceber o aparecimento de calosidade plantar, o ideal é que você procure a ajuda de um médico podólogo para saber qual o melhor tratamento para essa condição. Outra possibilidade é o acompanhamento de um fisioterapeuta especializado em Podoposturologia.

As calosidades plantares são causadas por excesso de pressão em pontos específicos dos pés, e isso pode ser eficientemente corrigido com técnicas de reabilitação fisioterápica.

Conheça alguns dos principais tratamentos indicados:

Raspagem dos calos

Esse procedimento é muito comum no tratamento das calosidades plantares, mas, obviamente, deve ser feito pelo podólogo, pois ele saberá o quanto é possível raspar da área afetada sem ferir o pé do paciente.

Medicamentos

Profissionais podem indicar também o uso de medicamentos para reduzir as calosidades plantares. Entre eles, medicamentos a base de ácido salicílico, substância que dissolve as proteínas que compõem o calo e a pele morta da região.

Palmilha de postura

Além de ajudar a prevenir as calosidades plantares, as palmilhas posturais também fazem parte do tratamento.

A correção da posição dos pés ao pisar fazem com que a calosidade plantar reduza até que os pés estejam livres desse desconforto.

Cirurgia

Em casos mais extremos, nos quais nenhum dos tratamentos sejam eficazes para acabar com as calosidades plantares, o recomendado é que se busque um ótimo médico ortopedista e seja feita uma cirurgia óssea para a correção das condições que fazem com que as calosidades apareçam.

E você, tem mais alguma dúvida sobre o que é a calosidade plantar, seus sintomas, causas, formas de prevenção e tratamentos? Conte para a gente nos comentários.