Você está com dores no corpo e sentindo músculos enrijecidos? Talvez seu problema seja contratura muscular!
O corpo humano é composto por mais de quatrocentos músculos e por inúmeras extensões nervosas e tecidos musculares, responsáveis pelas flexões e mobilidades que nos constituem.
Por essa vastidão, não é raro que com a correria do cotidiano acabemos esquecendo de tomar certos cuidados e causemos algumas lesões não intencionais. Dentre as mais comuns está a contratura muscular, que enrijece o músculo e causa dores agudas na região afetada.
Para desmistificar as causas e ajudar você a tratar desse problema tão incômodo, reunimos algumas informações importantes:
O que é e como ela é causada?
A contratura muscular nada mais é que uma contração involuntária do músculo, causando enrijecimento do mesmo – algumas vezes até nódulos. Uma vez contraído, o músculo não retorna a seu estado normal de relaxamento, o que causa dores intensas e contínuas.
As causas não são facilmente detectáveis, mas são diversas. Estresse e tensões acumuladas, movimentos repentinos muito extremos, sobrepeso, flexibilidade comprometida e desvios de postura são apenas alguns dos exemplos de causas que facilitam as contraturas musculares.
Como saber se estou tendo contratura muscular?
O principal sintoma é mesmo o espasmo muscular seguido de uma dor intensa.
Por qualquer músculo do corpo ser passível de contratura, há também outros sinais que podem indicar que o impacto em algumas regiões e até órgãos foram iniciados a partir de uma contração muscular: dores de cabeça, de dente, náusea, má circulação e diarreia estão entre possíveis indícios de uma contratura.
Quais são os tratamentos aconselhados em caso de contratura muscular?
A união de três tratamentos distintos costuma ser o modo mais efetivo para diminuir de vez as chances de contratura:
- fisioterapia – que irá reabilitar o músculo atingido e restabelecer as funções normais da musculatura;
- medicamentos anti-inflamatórios e relaxantes musculares;
- uma dieta rica em elementos preventivos, como o potássio, o cálcio e o magnésio.
Há alguma providência imediata para aliviar a dor?
Se a dor da contratura for muito aguda, é possível reduzir sua intensidade causando um bloqueio térmico com compressas de gelo três vezes ao dia por pelo menos 20 minutos, até as medidas tratativas começarem a surtir efeito.
Após um período de três dias, para garantir um andamento adequado da regeneração muscular, pode-se complementar o tratamento em andamento fazendo, agora, compressas com bolsa de água quente, que permitem ao músculo relaxar e voltar ao seu estado normal de extensão e funcionamento.
Como evitar as contraturas musculares?
Não existe nenhuma receita mágica que suma com as possibilidades de contratura, mas manter o corpo bem hidratado e alongado geralmente garantem uma boa diminuição nas chances de isso acontecer com frequência.
Ter cuidados especiais com a postura e evitar forçar pontos suscetíveis do corpo também são atitudes que contribuem para espantar o fantasma da contratura muscular.
E você, costuma sofrer com contratura muscular? Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!