Você sofre de dores de coluna e não consegue descobrir um tratamento ideal? Talvez o seu problema possa ser resolvido com o simples uso de uma palmilha postural.
A Podoposturologia é o campo da fisioterapia que estuda técnicas de prevenção e tratamento à dores de coluna a partir dos pés. Um dos seus principais e mais efetivos auxílios é a palmilha postural, uma ferramenta que estimula neuroreceptores da pele da região plantar e regula a postura estática e dinâmica, ajudando a diminuir dores pontuais na coluna.
Saiba mais sobre os benefícios desse novo recurso terapêutico que chegou para ficar!
Indicações de uso da palmilha postural
Não só usada para tratamento de dores, a palmilha ortopédica também integra uma lista de métodos de reeducação postural ao corrigir certos desvios anatômicos da pisada “errada”.
Além disso, também previne lesões, causa boa absorção de impacto e melhora a saúde das articulações. Ela pode ser usada por um público de todas as idades e em qualquer tipo de calçado.
Os pés, por serem responsáveis por toda a sustentação do corpo, sofrem alterações de alinhamento de tendões, músculos e articulações o tempo todo, levando danos como enrijecimento, contratura e dores agudas por diversas partes, como tornozelos, pernas, joelhos, quadril e, principalmente, a coluna vertebral.
É por eles que devemos iniciar o restabelecimento do equilíbrio corporal e a palmilha postural é um ótimo primeiro passo de correção de desvios na área da coluna, aliviando de forma rápida e eficaz dos mais leves até os maiores desconfortos.
Funcionamento e resultados
Funcionando com pontos de redistribuição de peso e alinhamento de postura, a palmilha confeccionada é definida a partir de uma avaliação postural, onde fornecerá informações inconscientes ao sistema nervoso, que as interpreta como uma ordem de reequilíbrio que corrige as assimetrias e acaba com as tensões instaladas em toda a extensão da coluna, fazendo sumir dores e incômodos.
Após a avaliação do fisioterapeuta especialista, este produzirá uma palmilha adequada a suas disfunções e após aproximadamente 45 dias por um período de 10 a 12 horas/dia de uso, será o tempo suficiente para o corpo reprogramar sua nova posição, mas às vezes antes mesmo do prazo de retorno já são perceptíveis as mudanças profundas de humor e a diminuição significativa das queixas.
Vale ressaltar que o tratamento com podoposturologia necessita acompanhamento profissional constante e pode ser otimizado com alongamentos, RPG, exercícios de fortalecimento muscular, pilates e outras técnicas associadas.
Acompanhamento após uso da palmilha postural
Mesmo após eliminar o uso da palmilha postural, é recomendada a manutenção da postura junto a um profissional da área da fisioterapia, que possa indicar quais as principais causas do seu desalinho (traumatismos, entorses, perturbações, uso inapropriado de calçados, etc), te indicando então a melhor forma de consertar hábitos que causam desvios e, consequentemente, dores na coluna e pelo corpo.
Agora que aprendeu mais sobre a palmilha postural, que tal saber mais sobre como a postura pode interferir diretamente no seu dia a dia? Leia esse outro artigo e descubra como evitar barriga e dores nas costas somente cuidando da sua postura!