O que é Síndrome do Impacto do Ombro? Conheça o conceito e tratamento!

Por ser uma das articulações mais complexas do corpo humano, os ombros são passíveis de diversos tipos de danos e lesões. Denomina-se síndrome do impacto do ombro um conjunto de alterações causadas por inflamações na região, afetando os movimentos e causando dores agudas.

É uma síndrome bastante comum, principalmente em pessoas de maior idade ou que praticam regularmente esportes ou atividades físicas intensas.

Conheça os sintomas, o tratamento e o que fazer para evitar ao máximo o risco dessa lesão.

O que é e quais os sintomas

É a inflamação e ação degenerativa causada por impacto mecânico ou compressão de estruturas fundamentais localizadas entre as articulações dos ombros. Suas principais características são déficit de força muscular, tendinite pontual, micro traumatismos e degeneração visível do formato, além, claro, de dores agudas e contínuas. A dificuldade de mover os ombros em rotação circular ou mesmo levantar os braços também pode caracterizar síndrome do impacto.

Ocorrências

O uso excessivo, repetitivo e contínuo dos membros componentes de flexão e abdução localizados na região do ombro é o maior vilão na predisposição da síndrome do impacto.

Em pessoas com mais de 40 anos, o risco é levemente acentuado, mas há ocorrências também em jovens que pratiquem atividades muito intensas ou adultos que exerçam atividades de trabalho que envolva os membros superiores em elevação ou movimento repetitivo constante.

Atletas que praticam vôlei, tênis, badminton, natação, remo e outros esportes que demandam força e pressão dos ombros estão na categoria de maior risco.

Tratamento

A melhor forma de tratar a síndrome do impacto do ombro é aliar a medicação ao tratamento fisioterapêutico. O profissional fisioterapeuta irá buscar um programa personalizado e individual, conforme a patologia e condições clínicas do paciente, e começar a reabilitação, que costuma durar em média entre três e seis meses.

Os objetivos da fisioterapia nesse caso são o fortalecimento da condição de força muscular, o alívio das dores constantes e agudas e também o ganho de amplitude de movimentos da região.

Se durante o tempo estipulado clinicamente não houver melhoras no quadro, a indicação é partir para uma intervenção cirúrgica..