Você conhece os 6 tipos de fratura no fêmur? Conheça agora mesmo!

Você sabia que até mesmo um dos ossos mais fortes do corpo pode se quebrar em um acidente? Conheça os 6 tipos de fratura no fêmur, suas principais causas, seus sintomas e como tratar o osso quebrado.

O fêmur é o osso da coxa que se localiza entre o joelho e o quadril. Ele é o maior osso do corpo humano, assim como o mais resistente e volumoso.

Mas, mesmo com todas essas características, pode acontecer de, decorrente de fortes impactos ou por conta de doenças relativas a idade, o fêmur quebrar.

Nesse artigo falaremos quais são e um pouco mais sobre os tipos de fratura no fêmur.

Quais são os tipos de fratura no fêmur?

Como dito acima são 6 os tipos de fratura no fêmur que variam de acordo com o local do osso que se quebra, a direção da fratura e se a pele é rompida ou não. São eles:

• fratura transversa;
  • fratura oblíqua;
  • fratura em espiral;
  • fratura cominutiva;
  • fratura aberta ou exposta;
  • fratura fechada.

Fratura Transversa

A fratura no fêmur é chamada de Transversa quando ocorre a ruptura em linha horizontal reta que atravessa o eixo femoral.

Fratura Oblíqua

Ao contrário da fratura transversa, onde a ruptura no osso é reta, na Fratura Oblíqua ocorre uma ruptura com ângulo através do eixo femoral.

Fratura em Espiral

Esse tipo de quebra do osso da coxa apresenta linhas de fratura que circundam o eixo femoral, assim um exame de imagem mostra a fratura como se fossem listras no fêmur.

Fratura Cominutiva

Esse é o tipo de fratura onde o osso da coxa se quebra em mais de três partes. Geralmente a quantidade de pedaços na qual o osso se quebra é relativo a força que é imposta a ele ou seja, quanto mais forte o impacto que ocasionou a fratura, maior será a fragmentação do osso.

Fratura Exposta ou Aberta

Chamamos de Exposta ou Aberta a fratura onde os fragmentos do osso quebrado rompem a carne e a pela a ponto de aparecerem, ou então quando ocorre um ferimento profundo deixando a fratura no fêmur aparente.

Esse é um tipo de fratura bastante complicado, pois nele ocorrem também rompimento da pele, músculos, tendões e ligamentos ao redor da fratura. Por conta disso existe grande risco de infecções e acabam tendo um tratamento mais demorado até a melhora total.

Fratura Fechada

Ocorre quando, ao contrário da fratura exposta, o osso não fica visível.

Por não afetar diretamente pele, músculos, tendões e ligamentos ao redor do osso quebrado, o tratamento desse tipo de fratura costuma ser mais rápido.

>> VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM:

Você sabe o que é fratura platô tibial? Conheça agora e saiba como evitar!

As principais causas de fratura no fêmur

A quebra do osso da coxa pode ocorrer por diferentes fatores, alguns deles relacionados a fortes impactos no osso e outros relacionados diretamente com a idade da pessoa.

As principais causas de fratura do fêmur relacionadas aos impactos nos ossos são:

• acidentes de carro e moto;
  • atropelamentos;
  • quedas de alturas elevadas;
  • impacto de tiro com arma de fogo.

Já quando a fratura no fêmur está relacionada à idade, ela pode ocorrer por conta da osteoporose, que enfraquece os ossos e assim uma simples queda pode ocasionar na quebra do osso, mesmo de um osso tão resistente anteriormente como o fêmur.

Quais são os sintomas e diagnóstico de fratura no fêmur?

A fratura no fêmur gera uma dor muito forte, mesmo nos casos em que não ocorre uma fratura exposta. Certamente, ao quebrar o osso da coxa, você não conseguirá colocar força em sua perna.

Mas, para que se tenha um melhor diagnóstico sobre a fratura no fêmur, é muito importante que você consiga relatar ao médico exatamente o que ocorreu para você suspeitar da fratura.

Dessa forma o médico poderá analisar os seguintes sintomas de osso quebrado:

• deformidades na região da possível fratura;
  • fissuras na pele da perna;
  • contusões.

Em muitos casos, apenas com exames físicos o médico já conseguirá verificar a fratura, mas, para ter a certeza em muitos casos e também para verificar o tipo de fratura, ele pedirá um exame de imagem, podendo ser um raio-x ou tomografia computadorizada.

Realizados todos os exames e descoberto o tipo de fratura seu médico poderá começar a tratar do osso quebrado.

Qual o tratamento para fratura no fêmur?

Em crianças mais novas o tratamento do osso quebrado pode ser feito apenas com o uso de gesso, mas isso é bastante incomum. A forma mais comum de tratar uma fratura no fêmur é recorrendo a uma cirurgia.

O primeiro passo do tratamento é verificar o tipo de fratura. No caso de fratura exposta é necessário que seja feita toda a limpeza da área afetada para não haver o risco de infecções.

Após isso o tratamento cirúrgico pode ser feito com base na fixação dos fragmentos do osso quebrado, onde, com as partes do osso alinhadas, são usados pinos de aço ou parafusos que são colocados acima e abaixo da lesão e ligados a uma barra que fica na parte externa da coxa, hastes de titânio junto ao osso ou placas de metal, também junto ao osso, dependendo do tipo da fratura.

A fisioterapia poderá entrar tanto no pré e pós operatório auxiliando em uma recuperação mais rápida e eficaz, fortalecendo músculos, mantendo integridade de outras musculaturas, na mobilidade articular e na sua flexibilidade. Lembrando que cada fase da recuperação é realizado uma conduta de acordo com o tipo de fratura e o tipo de cirurgia.

Esse artigo te ajudou a conhecer mais sobre os 6 tipos de fratura no fêmur? Então compartilhe em suas redes sociais e ajudem ainda mais pessoas a se informarem sobre esse assunto.